Atualização e Implementação do Manual OPSS ONA Versão 2026

17 de Outubro

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Ao vivo

8 Horas de carga horária

Um curso necessário para o seu desenvolvimento.

O Manual ONA Versão 2026 traz a Jornada do Paciente como eixo central e reforça o papel das lideranças na integração de qualidade, segurança, ESG e resultados assistenciais. Este curso vai preparar você para entender e implementar as Seções do Manual ONA de forma prática, eficiente e estratégica, garantindo conformidade e competitividade para sua instituição. Ao final do curso você será capaz de aplicar conceitos do novo Manual ONA frente ao alinhamento com a jornada do paciente, conectar estratégia, resultados clínicos, segurança, experiência do paciente e sustentabilidade, e identificar lacunas e oportunidades de melhoria para conformidade com os padrões ONA 2026 nos três níveis (1, 2 e 3).

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Módulo 1: Panorama e Estrutura do Manual ONA 2026
  • Principais mudanças em relação à versão anterior;
  • Foco ampliado na Jornada do Paciente;
  • Integração de temas transversais: diversidade, inclusão, comunicação, inovação e cultura de segurança.
Módulo 2: Seção 1 - Gestão Organizacional
  • Subseção 1.1 Liderança Organizacional (Planejamento Estratégico, Diretrizes Estratégicas, Gestão de Riscos Organizacionais e Assistenciais, Gestão de Recursos Organizacionais e Assistenciais, Perfil, Comissões, Manifestações, Protocolos, Processos, Documentos e Mudanças, Governança Clínica, Notificação, Auditoria, Fornecedores e Contratos. Financeiro, Prevenção e Controle de Infecção, Comunicação)
  • Subseção 1.2 Impacto Social
  • Subseção 1.3 Impacto Ambiental.
  • Subseção 1.4 Pessoas
Módulo 3: Seção 2 - Atenção ao Paciente (Fases da Jornada do Paciente)
  • Fase 1 Jornada do Paciente – Conscientização da Necessidade
  • Fase 2 Jornada do Paciente – Busca por Atendimento
  • Fase 3 Jornada do Paciente - Chegada e Acolhimento
  • Fase 4 Jornada do Paciente – Atendimento e Diagnóstico
  • Fase 5 Jornada do Paciente – Tratamento e Procedimentos
  • Fase 6 Jornada do Paciente – Continuidade do Cuidado
Módulo 4: Seção 2 - Atenção ao Paciente (Subseções Parte 1)
  • Subseção 2.7 – Serviços Ambulatoriais
  • Subseção 2.8 – Serviços de Atenção Primária à Saúde (APS)
  • Subseção 2.9 – Serviços de Vacina
  • Subseção 2.10 – Serviços de Internação
  • Subseção 2.11 – Serviços de Cuidados Intensivos
  • Subseção 2.12 – Serviços de Atendimento Oftalmológico / Banco De Olhos
  • Subseção 2.13 – Serviços de Odontologia
  • Subseção 2.14 – Serviços de Atendimento Emergencial
  • Subseção 2.15 – Serviços de Atendimento Cirúrgico
  • Subseção 2.16 – Serviços de Proposta de Atendimento Obstétrico: Ambulatório Pré-natal / Intra-Hospitalar- Parto/Centro Obstétrico/Centro Cirúrgico- Pós-Parto Imediato
  • Subseção 2.17 – Serviços de Atendimento Neonatal
  • Subseção 2.18 – Serviços de Assistência Nefrológica e Dialítica
Módulo 5: Seção 2 - Atenção ao Paciente (Subseções Parte 2)
  • Subseção 2.19 – Serviços de Assistência Oncológica e Terapia
  • Subseção 2.20 – Serviços de Radioterapia
  • Subseção 2.21 – Serviços de Medicina Oxigenoterapia Hiperbárica
  • Subseção 2.22 – Serviços de Atenção Domiciliar Pontual
  • Subseção 2.23 – Serviços de ILPI
  • Subseção 2.24 – Serviços de APH
  • Subseção 2.25 – Serviços de Reprodução Humana: Primeira Consulta e Acolhimento / Diagnóstico e Planejamento / Estimulação Ovariana / Laboratório / Controle de Qualidade / Procedimento / Armazenamento / Transporte / Doação de Células Germinativas, Tecidos Germinativos e Embriões Humanos
  • Requisitos Transversais da Atenção ao Paciente
  • Requisitos de Nível 2
  • Requisitos de Nível 3
Módulo 6: Seção 3 - Diagnóstico e Terapêutica
  • Subseção 3.1 – Serviços de Métodos Diagnósticos
  • Subseção 3.2 – Serviços de Diagnóstico Por Imagem 
  • Subseção 3.3 – Serviços de Radiologia Intervencionista
  • Subseção 3.4 – Serviços de Análises Clínicas 
  • Subseção 3.5 – Serviços de Anatomia Patológica
  • Subseção 3.6 – Serviços de Medicina Nuclear
  • Subseção 3.7 – Serviços de Métodos Endoscópios e Vídeo
  • Subseção 3.8 – Hemoterapia
  • Requisitos Transversais do SADT (Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico)
  • Requisitos Nível 2 
  • Requisitos Nível 3 
Módulo 7: Seção 4 - Gestão Do Apoio
  • Subseção 4.1 – Serviços de Gestão de Equipamentos
  • Subseção 4.2 – Serviços de Gestão de infraestrutura 
  • Subseção 4.3 – Serviços de Limpeza e desinfecção
  • Subseção 4.4 – Serviços de CME
  • Subseção 4.5 – Serviços de Gestão de Suprimentos e Logística
  • Subseção 4.6 – Serviços de Farmácia 
  • Subseção 4.7 – Serviços de Nutrição
  • Subseção 4.8 – Serviços de Lavanderia
  • Subseção 4.9 – Serviços de Gestão da Segurança Institucional 
  • Subseção 4.10 – Serviços de Gestão da Tecnologia e Segurança
  • Requisitos Transversais da Gestão do Apoio
  • Requisitos Nível 2 
  • Requisitos Nível 3 

Assim que sua inscrição for confirmada, você receberá automaticamente o link de acesso à plataforma por e-mail, onde já poderá conferir os materiais complementares e todas as orientações sobre o encontro ao vivo.


E tem mais: eu acesso permanece disponível por 30 dias após a realização do curso ao vivo, para que você possa revisar o conteúdo com calma e e aprofundar ainda mais o aprendizado.

A Plataforma IBES Digital foi criada para tornar sua experiência de aprendizado mais prática e completa.

Os alunos do curso recebem acesso a um acervo exclusivo de materiais complementares de alto nível, cuidadosamente selecionados para aprofundar o conteúdo das aulas e ampliar a visão sobre o tema.

Esses recursos são essenciais para qualificar a prática nos serviços de saúde, com base nas diretrizes mais atualizadas e reconhecidas nacional e internacionalmente, garantindo embasamento técnico, segurança e relevância para sua atuação profissional.

Guia prático de implementação dos principais conceitos da Seção 1 – ONA 2026

Modelo de checklist de conformidade por nível de maturidade

Ferramenta de integração ESG - Jornada do Paciente

Orientações para preparar sua instituição para janeiro de 2026

Mentoria exclusiva com a CSO do Grupo IBES, Alexia Costa (Janeiro de 2026, quando você efetivamente estará com possíveis dúvidas na implementação prática).

Acelerando sua Jornada Profissional com Conteúdos de Referência

Conheça seus mentores

Ana Cláudia Pádua

Psicóloga, Consultora e Avaliadora Líder do IBES


Formada em Psicologia, com MBA em Gestão e Inovação em Saúde e Especialização em RH e Gestão de Negócios. Consultora em Gestão de Pessoas, Gestão da Qualidade, Cuidado Centrado no Paciente, desenvolvimento de equipes e líderes em saúde através de técnicas e ferramentas de coaching

Cláudia Pires

Administradora e Educadora do Grupo IBES


Administradora e Mestre em Engenharia de Produção e Logística Empresarial. Especialista em Gestão em Saúde e Logística, com mais de 37 anos de experiência em Gestão de Suprimentos. Avaliadora-Lider ONA e ACSA e Educadora em Gestão Estratégica pelo Grupo IBES, Coordenadora do Projeto de Avaliação da Rede Assistencial da Unimed-BH.

Esla Lessa

Enfermeira, Consultora e Avaliadora Líder ONA pelo Grupo IBES


Enfermeira com Mestrado em Administração e Contabilidade, MBA em Gestão Hospitalar, MBA em Administração e Qualidade, e Pós-graduação em Urgência e Emergência. Detentora do Título de Especialista em Gerenciamento de Enfermagem. Atua como Avaliadora Líder na metodologia de Acreditação ONA pelo Grupo IBES e é Fellow em práticas nacionais e internacionais de acreditação. Consultora e palestrante com experiência nas áreas de gestão, qualidade e acreditação em saúde.

Katiane Barrios

Enfermeira e Avaliadora Líder pelo Grupo IBES


Enfermeira graduada pela UCSAL, com especializações em Gestão em Enfermagem (UNIFESP), Terapia Intensiva (São Camilo) e Obstetrícia (UNIP). Possui aprimoramento em Qualidade e Segurança do Paciente pelo IBES. Atua com sólida experiência em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. Fellowship em Práticas Nacionais e Internacionais de Acreditação em Saúde. Avaliadora Líder do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA/ONA), avaliadora da Certificação de Anestesiologia (IBES) e membro do Comitê de Avaliadores Representantes das IACs – ONA.

Thais Porto

Biomédica e Avaliadora Líder de Acreditação ONA pelo Grupo IBES


Pós-graduada em Auditoria em Serviços de Saúde. Especialista em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Consultora em Acreditação em Saúde.

Alexia Costa

Diretora Técnico-Científica do Grupo IBES


Fundadora e Diretora Técnico-Científica do IBES. Farmacêutica com MBA em Gestão e Engenharia da Qualidade pela USP, Mestre em Genética, Avaliadora Líder ONA e ACSA. Scrum Master, Fellow e Membro do Council da ISQua. Experiência em Atenção Farmacêutica, Gestão em Saúde, Oncologia, Pesquisa Clinica, Gestão da Qualidade e Acreditação. Atuou como Professora na Escola Politécnica da USP. Atua como membro/consultora em diversos Comitês e Sociedades na Austrália e no mundo

Aline Feitosa

Co-Founder do Instituto Sallus e Avaliadora Líder da metodologia ONA e ACSA International


Co-Founder e Diretora de Estratégia e Negócio Instituto Sallus Avaliadora Líder em Acreditação ONA e Internacional ACSA Palestrante no Grupo IBES Consultora homologada pela ONA Docente na Universidade Positivo

Somos uma IAC Acreditada pelo ISQua Surveyor Training Programme

Nosso programa de Treinamento de Avaliadores é Acreditado pela ISQua (International Society for Quality in Healthcare), trazendo a confiabilidade do melhor conteúdo e eficácia na metodologia de ensino.

Veja o que os nossos alunos tem a dizer sobre nossos cursos.

"O curso terá um valor imenso para me auxiliar nas minhas atividades diárias e contribuirá para meu desempenho na busca de me tornar uma Auditora."


Sheila Paiolo Fernandes Ribeiro

"Além do conteúdo, a oportunidade de networking é um dos grandes diferenciais no curso de Formação de Avaliadores IBES."


Jackelinne Simões Barboza Costa

"O curso foi perfeito no quesito conteúdo e alinhamento para atualização de conhecimentos."


Caroline da Silva França

"A organização do conteúdo por seção ser apresentada pelos pontos comuns é uma estratégia eficiente em relação a otimizar o tempo."


Claudia Regina Espinha Pimentão

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Conheça um pouco mais sobre nós

Somos a maior Acreditadora em Saúde da América Latina, sendo referência também em Soluções, Ensino e Capacitação. Através da credibilidade, inovação e conhecimento técnico agregado, somos especialistas em Gerar Valor e prover resultados efetivos para profissionais e organizações.


Temos os mais altos níveis de reconhecimento, sendo a única Acreditadora Nacional a conquistar a tripla homologação na ANS e a dupla Acreditação da ISQua, reforçando nossa excelência. Adicionalmente, somos homologados pela ONA - Organização Nacional de Acreditação e pela ACSA International (Acreditação Europeia), bem como Certificados pela ISO 9001:2015.

Essas e outras centenas de instituições e empresas nacionais e internacionais escolheram o IBES

Além disso, também atendemos aos mais altos padrões de qualidade nacional e internacional

Dúvidas Frequentes

O curso contempla Certificado?

Sim! Contanto que você tenha comparecido ao curso, você receberá seu certificado na plataforma IBES Digital.

Quanto tempo terei acesso às gravações?

Você terá acesso à gravação por 30 dias após a data de realização do curso.

Posso ficar com a cópia dos materiais utilizados no curso?

Sim! Todos os alunos receberão, duas semanas antes do início do curso, uma cópia completa do material didático com marca d'água de proteção, além de materiais complementares para aprofundamento.

O acesso à plataforma IBES Digital será enviado diretamente para o e-mail cadastrado na compra assim que o pagamento for confirmado.

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