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Os cuidados de saúde são uma relação entre os pacientes que necessitam de cuidados e os profissionais que os prestam. Juntar esses dois lados requer mais do que conhecimento de tratamento clínico. O atendimento ao paciente cria uma experiência tanto para o paciente quanto para o profissional. Para facilitar a melhor experiência de saúde possível, os profissionais devem complementar a perspicácia clínica com habilidades interpessoais.
Profissionais de saúde passam anos aprimorando suas habilidades técnicas. Eles frequentam a escola ou universidade para adquirir o conhecimento necessário e obter as qualificações exigidas, contando com um reservatório cada vez maior de informações clínicas para ajudá-los a fornecer aos pacientes um tratamento preciso e eficaz. Mas habilidades técnicas são apenas metade da equação. Os profissionais também devem desenvolver soft skills, que incluem a inteligência social e emocional para promover relacionamentos interpessoais. Os pacientes são mais propensos a perceber e responder às habilidades interpessoais durante o atendimento, portanto, aprender a inserir um cateter não é suficiente. Comunicação, simpatia e atenção aos detalhes são essenciais para uma experiência positiva do paciente.
Veja como determinadas soft skills/habilidades interpessoais são aplicáveis ao atendimento ao paciente: Comunicação. Profissionais de saúde devem ser capazes de explicar claramente os planos de tratamento de uma forma que os pacientes possam entender. Eles devem ouvir quando os pacientes falam e comunicar com precisão suas necessidades a outros membros da equipe. Embora os perigos da “má comunicação” sejam evidentes: “má comunicação” é a principal razão para entrar com uma ação judicial em mais de 80% dos casos (Avery, 1985).
Compaixão. Uma internação hospitalar pode ser assustadora. Geralmente, os pacientes experimentem estresse enquanto aguardam o diagnóstico ou frustração por um lapso na recuperação, de forma que a compaixão e a empatia podem ajudá-los a se sentirem calmos e melhorar seu bem-estar.
Resiliência. A medicina, a enfermagem e as demais disciplinas em saúde são profissões de alto estresse, onde situações inesperadas e incidentes pode acontecer – e acontecem com frequência. Os profissionais devem demonstrar resiliência e manter a compostura, independentemente das circunstâncias.
O desenvolvimento de soft skills é um processo contínuo, que os profissionais devem praticar em todos os plantões. Cada interação com o paciente é uma oportunidade de usar e melhorar habilidades interpessoais. Praticar soft skills é fundamental para proporcionar uma melhor experiência ao paciente.
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O que nossos alunos dizem:
Todos os comentários foram autorizados pelo autor
"Toda a equipe do IBES é realmente maravilhosa! Parabéns a Jaqueline pela organização e simpatia. Palestrantes excelentes que realmente compartilham conhecimento.
Andréa Muggiati
"Adquiri o curso com a perspectiva de adquirir mais conhecimento e sem dúvida minhas expectativas foram atingidas, ampliou um leque de conhecimento para meu currículo."
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"Curso muito produtivo e totalmente na realidade. Nos auxiliando no dia a dia."
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"Conteúdo muito bom e explicativo, palestrantes muito atenciosos em nos ajudar."
Carolina Leite
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