BLACK PRIME IBES

GARANTA SEU ACESSO COM 40% DE DESCONTO NA NOSSA BLACK PRIME IBES

Soft Skills para o Cuidado Centrado no Paciente

ACESSO IMEDIATO

CURSO 100% ONLINE

10 HORAS DE CARGA HORÁRIA

Sua melhor oportunidade de estudar conosco e economizar.

Os cuidados de saúde são uma relação entre os pacientes que necessitam de cuidados e os profissionais que os prestam. Juntar esses dois lados requer mais do que conhecimento de tratamento clínico. O atendimento ao paciente cria uma experiência tanto para o paciente quanto para o profissional. Para facilitar a melhor experiência de saúde possível, os profissionais devem complementar a perspicácia clínica com habilidades interpessoais.


Profissionais de saúde passam anos aprimorando suas habilidades técnicas. Eles frequentam a escola ou universidade para adquirir o conhecimento necessário e obter as qualificações exigidas, contando com um reservatório cada vez maior de informações clínicas para ajudá-los a fornecer aos pacientes um tratamento preciso e eficaz. Mas habilidades técnicas são apenas metade da equação. Os profissionais também devem desenvolver soft skills, que incluem a inteligência social e emocional para promover relacionamentos interpessoais. Os pacientes são mais propensos a perceber e responder às habilidades interpessoais durante o atendimento, portanto, aprender a inserir um cateter não é suficiente. Comunicação, simpatia e atenção aos detalhes são essenciais para uma experiência positiva do paciente.


Veja como determinadas soft skills/habilidades interpessoais são aplicáveis ao atendimento ao paciente: Comunicação. Profissionais de saúde devem ser capazes de explicar claramente os planos de tratamento de uma forma que os pacientes possam entender. Eles devem ouvir quando os pacientes falam e comunicar com precisão suas necessidades a outros membros da equipe. Embora os perigos da “má comunicação” sejam evidentes: “má comunicação” é a principal razão para entrar com uma ação judicial em mais de 80% dos casos (Avery, 1985).


Compaixão. Uma internação hospitalar pode ser assustadora. Geralmente, os pacientes experimentem estresse enquanto aguardam o diagnóstico ou frustração por um lapso na recuperação, de forma que a compaixão e a empatia podem ajudá-los a se sentirem calmos e melhorar seu bem-estar.


Resiliência. A medicina, a enfermagem e as demais disciplinas em saúde são profissões de alto estresse, onde situações inesperadas e incidentes pode acontecer – e acontecem com frequência. Os profissionais devem demonstrar resiliência e manter a compostura, independentemente das circunstâncias.


O desenvolvimento de soft skills é um processo contínuo, que os profissionais devem praticar em todos os plantões. Cada interação com o paciente é uma oportunidade de usar e melhorar habilidades interpessoais. Praticar soft skills é fundamental para proporcionar uma melhor experiência ao paciente.

DiasHorasMinutosSegundos
10
11
32
24

Veja o que você irá aprender:

Política de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado no Paciente


  • Definindo um líder ou um time para a responsabilidade de manutenção e melhoria da experiência do paciente  
  • Política de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado no Paciente, contemplando as diretrizes para o atendimento ao paciente.  
  • Experiência do Paciente e Cuidado Centrado no Paciente como partes integrantes da estrutura de melhoria da qualidade e Acreditação institucional
Soft Skills/Competências com foco no cuidado centrado no paciente


  • Comunicação não violenta, Trabalho Colaborativo e Inteligência Emocional  
  • Cordialidade, Empatia e Cuidado compassivo
  • Código de conduta para comportamentos aceitáveis e inaceitáveis e processo formal para administrar comportamentos inaceitáveis.  
Cultura e valor para a experiência do paciente


  • Saúde baseada em valor: conceitos essenciais  
  • Saúde baseada em valor: sistemas de saúde atuais x tendências e necessidades  
  • Visão holística do paciente

Toque no Item para abrir e ler todo o conteúdo

O que nossos alunos dizem:

Todos os comentários foram autorizados pelo autor

"Toda a equipe do IBES é realmente maravilhosa! Parabéns a Jaqueline pela organização e simpatia. Palestrantes excelentes que realmente compartilham conhecimento.


Andréa Muggiati

"Adquiri o curso com a perspectiva de adquirir mais conhecimento e sem dúvida minhas expectativas foram atingidas, ampliou um leque de conhecimento para meu currículo."


Daiane de Fátima Salomão

"Curso muito produtivo e totalmente na realidade. Nos auxiliando no dia a dia."


Renan Anderson

"Conteúdo muito bom e explicativo, palestrantes muito atenciosos em nos ajudar."


Carolina Leite

Conheça seu mentor

Ana Cláudia Pádua

Psicóloga, Consultora e Avaliadora Líder do Staff do IBES

Aléxia Costa

Fundadora e Diretora Técnica e Científica do Grupo IBES

Marivaldo Freitas

Supervisor do Escritório de Qualidade na Rede D'Or São Luiz

Leandro Romani

Médico, Mentor e Coaching

Alexandre Bomfim

Médico, Avaliador IBES, Educador e Membro do Conselho Consultivo da TMJobs

Jayme Malek

Diretor Científico da SOMPAS

RESERVAR VAGA AGORA

Garanta seu acesso premium com desconto de 40% agora

De R$ 697,00 por 12x de
R$ 41,82
ou R$ 418,20 à vista;
Preencha todos os campos corretamente para acessar e validar seu desconto.

Conheça um pouco mais sobre nós

Somos a maior Acreditadora em Saúde da América Latina, sendo referência também em Soluções, Ensino e Capacitação. Através da credibilidade, inovação e conhecimento técnico agregado, somos especialistas em Gerar Valor e prover resultados efetivos para profissionais e organizações.


Temos os mais altos níveis de reconhecimento, sendo a única Acreditadora Nacional a conquistar a tripla homologação na ANS e a dupla Acreditação da ISQua, reforçando nossa excelência. Adicionalmente, somos homologados pela ONA - Organização Nacional de Acreditação e pela ACSA International (Acreditação Europeia), bem como Certificados pela ISO 9001:2015.

Essas e outras centenas de instituições e empresas nacionais e internacionais escolheram o IBES

Além disso, também atendemos aos mais altos padrões de qualidade nacional e internacional

Só posso escolher um curso promocional?

Não. Você pode escolher quantos cursos quiser dentro do período da nossa Black Prime.

Os cursos contemplam certificado?

Sim. Ao concluir qualquer um dos cursos você terá acesso ao seu certificado.

Por quanto tempo tenho acesso?

Após sua matrícula, você tem 02 meses de acesso ao curso para assistir quantas vezes quiser.

DÚVIDAS FREQUENTES

IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde. Todos os Direitos Reservados. © Copyright 2024. Avenida Queiroz Filho, 1700, Salas 111 e 112, Torre E - Vila Hamburguesa, São Paulo - SP, 05319-000